Qual é o seu biótipo?

Qual é o seu biótipo?

Ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo. Qual é o seu biótipo?

Muitas vezes vemos nas academias grupos de amigos revesando aparelhos, não é de se surpreender quando observamos que as vezes são bem diferentes entre sí, um mais gordinho, outro mais fortinho e outro muito magro. A questão é, será que mesmo treinando juntos eles obterão os mesmos ou bons resultados?

A definição de um tipo de treino, dieta e suplementação é algo muito pessoal, cada um tem suas necessidades e objetivos, antes de se elaborar uma ficha de treinamento ou uma dieta deve-se fazer uma reflexão sobre como o seu físico pode melhorar, quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos e assim entendermos que devemos treinar de uma forma a otimzar nossas virtudes e minimizar nossos defeitos ao estabelecer metas reais de acordo com nosso próprio biótipo e assim, planejar corretamente o treino, dieta e descanso, seja para construção muscular, definição ou queima de gordura.

São  três os extremos tipos de biótipos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Estas denominações estão nas extremindades pois devido a variabilidade genética existe a possibilidade de você ter um biótipo com algumas caracterísitcas de mais de um biótipo, por exemplo um ectomorfo com caracteristicas de mesomorfo será um ecto-mesomorfo.

Algumas pessoas podem achar que são por exemplo um ectmorfo com características  de endomorfo, no entanto vale ressaltar que fatores externos e avanço da idade também influênciam na sua aparência. Por exemplo um ectomorfo pode não ter definição muscular ou adquirir uma barriguinha pois consome gordura em excesso ou se encontra em uma fase em que seu metabolismo começa a desacelerar.

os melhores hipercalóricos do mercado

A teoria por Dr. William H. Sheldon:

Por volta de 1940, o médico americano William H. Sheldon desenvolveu um estudo baseado em observações de 46.000 indivíduos, concluindo que existem três tipos básicos que constituem a variabilidade de biótipos e cada tipo tem sua personalidade específica em decorrência do desenvolvimento alcançado por cada uma das três camadas germinativas durante a gravidez, o Viscerotônico (endomorfo), Somatotônico (mesomorfo) ou Cerebrotônico (Ectomorfo). Este desenvolvimento reflete não apenas nas características físicas mas também nas psicológicas.

A Endomorfia é centralizada no abdómen, e em todo sistema digestivo. O indivíduo endomorfo tem maior tendência em reter gordura tendo como consequência a obesidade. Psicológicamente são mais afetivos, extrovertidos, sociáveis, com um relaxamento geral, voltados ao mundo, às coisas praticas.

A Mesomorfia é focalizada nos músculos, e no sistema sanguíneo. O indivíduo mesomorfos tem maior facilidade em ser musculosos, de uma forma geral possuem mais agilidade, atividade, energia.

A Ectomorfia é relacionada com o cérebro e o sistema nervoso. Estes são os tipos mais magros, com dificuldade em ganhar massa muscular e reter gordura. Suas caracteríscicas psicológicas estão ligados a introversão, intelectualidade, autocontrole, tendência ao isolamento, sono deficiente.

Geralmente nós temos todos os três ou dois dos elementos na nossa constituição física, da mesma forma como temos sistema digestivo, circulatório e nervoso. Raramente alguém é simplesmente um endomorfo sem ter outros componentes em graus variados.

Nosso  biótipo é uma questão de herança. Parte do nosso aparecimento é devido aos genes recebidos. Outras características, como a tendência a ganhar músculo ou gordura, são um produto da hereditariedade e do meio ambiente.

Estatísticas relativas a tendência do biótipo são desanimadoras para muitas pessoas. Por exemplo, um estudo concluiu que se temos um pai obeso, as chances de se tornarem obesos são cerca de 40 para 100. Dois pais obesos as chances passam a ser de 80 para 100.

Em fim, nem todos se encaixam exatamente em uma dessas categorias, mas contém características dominantes de um desses tipos. Para saber qual o biótipo físico que uma pessoa pertence, normalmente basta olhar para ela, porém devido alterações com o passar da idade e estilo de vida é preciso lembrar da sua época de adolescência e lembrar de como era seu corpo. Uma outra forma seria analizar alguns fatores determinantes como o peso, a altura, doze circunferências do corpo e dez dobras cutâneas que são as regiões onde o corpo acumula mais gordura. Com estas medidas faz-se um cálculo para saber qual dos três tipos físicos é dominante em uma determinada pessoa.

Abaixo uma imagem ilustrativa esquematizando estes três diferentes tipos físicos. Como ectomorfo temos o atleta de UFC Anderson Silva, mesomorfo o Alistair Overeem e como endomorfo Brock Lesnar.

Biótipos / Ectomorfo Anderson SIlva, Mesomorfo Alistair Overrem, Endomorfo Brock Lesnar

Detalhamento dos tipos físicos:

Ectomorfo

Ectomorfos sentem dificuldade em ganhar peso. Possuem um metabolismo rápido que queima calorias muito rapidamente. Ecto precisam de uma grande quantidade de calorias para ganhar peso. Os exercícios devem ser curtos e intensos com o foco em grandes grupos musculares. Suplementos são definitivamente recomendados. Este grupo deve comer antes de dormir para evitar o catabolismo muscular durante a noite. Geralmente, ectomorfos podem perder gordura muito facilmente o que torna a definição muscular uma tarefa mais fácil para eles.

Traços típicos de um ectomorfo:

-Magro, longilíneo;
-Altura maior do que o peso, leves;
-Baixo percentual de gordura;
-Dificuldades em ganhar massa;
-Aparência frágil;
-Pele fina;
-Postura curvada;
-Peito plano;
-Escápulas aladas;
-Ombros estreitos e levemente caídos;
-Ossos leves;
-Articulações pequenas;
-Braços, pernas, dedos e pescoço longos;
-Cintura alta (tórax pequeno);
-Cabeça estreita;
-Cabelos são finos e crescem rápido Metabolismo rápido.

Whey protein você encontra na Biosuplementos

Mesomorfo

O tipo de corpo mesomorfo responde a melhor formação para o peso. Os ganhos são geralmente vistos muito rapidamente, especialmente para iniciantes. Uma pequena desvantagem é que os mesomorfos tendem a ganhar gordura mais facilmente do que os ectomorfos. Isso significa que eles devem prestar atenção a sua ingestão de calorias. Geralmente, uma combinação de musculação e cardio funciona melhor para mesomorfos.

Traços típicos em um Mesomorfo:

-Corpo atlético, forma retangular;
-Peso e altura equivalentes;
-Boa relação massa/altura;
-Boa massa muscular;
-Boa postura;
-Ganham músculos facilmente;
-Pele espessa;
-Acumulam mais gordura do que ectomorfos;
-Ombros largos;
-Comprimento médio de braços e pernas;
-Boa estrutura óssea;
-Cintura baixa (tórax grande);
-Ossos e músculos da face proeminentes;
-Cabeça em forma cúbica;
-Cabelos grossos;

Endomorfo

Quando se trata de treinamento de hipertrofia os endomorfos acham que é muito fácil ganhar peso. Infelizmente, uma grande parte deste peso não é a fibra muscular tão desejada. Para manter o ganho de gordura a um nível mínimo, os endomorfos devem sempre treinar cardio, bem como levantamento de pesos. Geralmente os suplementos voltados a ganho de massa podem não ser necessários, desde que a pessoa tem um alto consumo de proteínas na sua dieta.

Traços típicos de um Endomorfo:

-Alto percentual de gordura;
-Peso maior do que altura, pesados;
-Acumulam gordura facilmente, principalmente na região da barriga;
-Corpo de aparência redonda;
-Dificuldade em perder peso;
-Baixa definição muscular;
-Musculatura relativamente desenvolvida, escondida pela gordura;
-Braços e pernas curtos;
-Mãos e pés pequenos em comparação ao corpo;
-Pele macia;
-Cabelo fino;
-Cabeça em forma esférica;
-Rosto largo.

Depois destas descrições muitos devem estar se identificando com algumas características de ambos os grupos, devemos lembrar que é possível você ter uma combinação de tipos de corpo.

Na verdade, a maioria dos indivíduos tem uma combinação de dois tipos de corpo. Essas combinações geralmente são ou ectomorfo/mesomorfo ou mesomorfo/endomorfo. Não é raro encontrar um mesomorfo puro que ganha peso como um endomorfo por exemplo.

Então, que tipo de corpo você tem?

Dadas as informações acima, você deve ser capaz de identificar o seu tipo de corpo. Identificado o seu biótipo, procure otimizar sua dieta e treinamento para se adequar ao seu tipo de corpo.

http://www.muscleandstrength.com

http://pt.shvoong.com

http://rhodymma.wordpress.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brock_Lesnar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alistair_Overeem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anderson_Silva

Termogênicos você encontra na Biosuplementos


Logo Biosuplementos
Redação Biosuplementos
Este texto foi elaborado através de pesquisas feitas pela Equipe Biosuplementos.
Outros artigos escritos por Biosuplementos

Fanpage Biosuplementos

Use Facebook to Comment on this Post



38 respostas para “Qual é o seu biótipo?”

  1. maxwell disse:

    complicado isso eu sou ectomorfo e as dicas valeram muito apena
    muitas pessoas me veem e acham que sou fortão e musculoso
    por causa dos meus ombros um pouco largos, mas isso só acontece quando estou com blusas ou jaquetas…
    simplesmente é fácil enganar as pessoas assim

    mas enganar não é meu estilo
    eu gostaria de ser mesomorfo pois eu treino e treino e nada melhora… isso é chato e triste…

    mas não posso culpar meu biotipo e minha péssima alimentação quando criança, eu tenho que treinar arduamente pra superior isso.

    as pessoas não entendem pq sou magrelo, elas não sabem que quando era criança muitas vezes ficava sem comer nada o dia inteiro, meu corpo não conseguiu evoluir…
    eu deveria ser + alto e mais forte, mas infelizmente minha família nunca me deu recursos.

    • Leandro disse:

      Maxwell, infelizmente estas coisas do passado acontecem com muita gente pois muitas pessoas que se tornam pais não entendem a importância de uma alimentação rica em nutrientes para seus filhos e outros pais não tem condições mesmo. Sobre ser ectomorfo, é isto mesmo, precisa ralar. Eu também sou e entendo muito bem o seu dilema. O que posso te dizer é que como ectomorfo um suplemento que nos ajuda com bons resultados de ganho de massa é o hipercalórico, eu costumo ingeri-lo quando acordo e antes dos treinos, também mando um whey protein ou antes de dormir, ou uns 45 minutos depois do treino. Procure também se alimentar a cada 3hrs, se possível Maxwell procure a orientação de um nutricionista ou um endocrinologista para potencialize seus resultados!

      Abraço, e não desista que o resultado aparece!

  2. Leandro disse:

    Muito bom. Mas estou na dúvida, eu tenho facilidade tanto para emagrecer quanto para engordar, mas meu torax e ombros são mais parecidos com os dos ectomorfos, a postura é a mesma dos ectomorfos, mas meu rosto e pernas se parecem mais com do biotipo mesomorfo. Meu biotipo poderia ter um pouco dos dois? Depois de muito tempo sem exercitar, entrei na academia para perder gordura localizada, faço musculação intercalando com exercícios aeróbicos e mudei minha alimentação (alimentação que antes era péssima, ingeria muita comida gordurosa e refrigerante) que agora está bem balanceada, estou perdendo porcentual de gordua rapidamente e ganhando massa magra ao mesmo tempo. Daí como fica? Eu seria um pouco do ectomorfo e do mesomorfo?

  3. Leandro disse:

    Continuando… Mudei drasticamente a alimentação, tanto que minha disposição para os treinos melhorou muito. Como já perdi muita gordura localizada (minha barriga já reduziu sete centrímetros), estou com medo de começar ingerir muia massa e voltar a ganhar a gordura localizada enquanto ganho músculos. A treinadora disse que eu ainda posso queimar ainda mais gordura antes de começar malhar realmente pesado. Qual seria o melhor treino para ganhar muita muscular sem aumentar porcentual de gordura ou ganhar massa e queimar gordura ao mesmo tempo? Pois pretendo obter muita definição enquanto ganho músculos, mas sem aumentar nada na gordura que já perdi. É possível?

    • Biosuplementos disse:

      Olá Leandro, tudo bem?

      É possível sim ter características de mais de um biótipo, no entanto você consegue entender melhor qual é o seu biótipo predominante verificando fotos de quando vc tinha entre 15-18 anos, pois nesta idade é bem definido a “natureza” de cada indivíduo. Sobre o seu treino e dieta, indico procurar um endocrinologista, pois ele irá te mostrar quanto de calorias o seu corpo está consumindo, se está com défice de algum hormônio, etc… E a partir disto definir o melhor treino, dieta e suplementação que te ajudará a obter o físico desejado.
      A dica é, se você se identifica como ectomorfo converse com sua instrutora sobre o treino de Bulk (ganho de massa) e Cut (fase de definição). Este objetivo de ganhar massa já definindo é mais fácil para quem for Mesomorfo e talvez para um Endomorfo dedicado, mas para um ectomórfico é mais fácil atingir este objetivo com o treino de Bulk + Cut.

      Abraço Leandro, aguarde novas publicações sobre o tema!

  4. dean fernando disse:

    apartir dos 12 anos a minha altura era mais ou menos 1.65 e 38 kg apartir dai fui ganhamdo peso ata chegar aos 48 kg com 13 anos apos isto fui ingerindo desde nan sustagen e vitaminas pra crianca ate um esteroide anabolizante hemogenin que so tomei uma caxa entao nao resolveu muito as vezes tomava uma caxinha de cobavital as vezes enpurrava a comida e fui ganhanhdo peso de tenpos en tempos quando tomava algo ou empurrava acomida …obs.os medicamentos qe tomei foi ao longo de 2 anos e nao tudo numa so vez ate nunca ate atingir 1.75 m de altura e 70 kg com 16 anos mas nunca perdia peso com facilidade mesmo q nao comesse nada o dia todo e me exercitase au extremo enfin era dificil perder e ganhar peso entrei na academia a partir dali apos tres meses ganhei 7 kg sem uso de nada nem suplementos apenas clara de ovo apos as refeicoes deses 7 kg um era gordura parei de faze academia continuei ganhando peso + 6 kg en dois mes ate chegar a 82 kg e 1.75 m no final dos meus 16 anos faz meio mes que entrei novamente na academia e ganhei 1 kg tenho 83 agora obs: tenho ate bastante gordura corporea especialment viceral e abdominal acho muito dificil consegui definicao pois quando tento peerder gordura consigo mas perco massa magra pouco as perco e quando quero ganhar musculos tanbem ganho gordura o catabolismo acontece muito rapido em min se m descuida e tamben o anabolismo vivo perdendo tipo 3 kg em dois dias mas en seguida enpurro clara de ovo comida e agua e vo dormi ai eu recupero estes 3 kg em um dia so antes era o contrareo agora eu perco e ganyho com facilidade meus parentes tem de tudo ecto meso endo mistos agora eu nao sei eu biotipo chego apensa que so um novo biotipo ou meu organismo troca de dia en dia minha estrutura osea sempre foi media agora ela e entre media e larga meus ombros sao mais largos que os quadris mas meus quadris nao sao estreitos POR FAVOR ME DIGAM MEU BIOTIPO

    • Biosuplementos disse:

      Boa noite Dean Fernando,
      Pelo o que você comentou realmente fica difícil saber qual é o seu biótipo, a principio pelo que entendi você tinha dificuldade em ganhar peso, característica de um ectomorfo, porém ao chegar na sua adolescência além da dificuldade em ganhar massa acabou adquirindo a facilidade em acumular gordura, característica de um endomorfo. A princípio você me parece ser um Ecto-endomorfo. Porém para um melhor resultado aconselho buscar orientação de um nutricionista ou um endocrinologista.
      Abraço Dean e leve o treino e a alimentação a sério que por mais difícil que pareça ser o resultado aparece, porém busque ajuda de um profissional!

      • Guilherme disse:

        Alguem poderia me dizer ,
        Tipo assim ,eu quando criança era magrinho
        até os meus 9 anos fui magro,mais depois fiz uma sirurgia de apendecit e engordei ,dai pra frente nunca mais fui magrinho ,hoje tenho 18 anos ,tenho uma caracteristica de Endo,mais tipo vejo que um meso tbm tem um porte mais forte ,eu tenho um ombro muito largo ,meus braços tbm ,não me considero gordo ,so tenho um gordura localizada ,mais nada demais ,queria saber se meu biotipo é Endo ou Meso ,já que eu era uma Criança Magra

  5. dean fernando disse:

    ola mais uma vez ..nao foi dificil ganhar massa muscular destes quilos que ganhei a maioria e musculos porem o percentual de gordura e alto no corpo ainda tenho duvidas sobre meu biotipo pesquisei mas nada encaxa direito comigo …talves os medicamentos tenham alterado meu biotipo isto e possivel ou nao

    • Biosuplementos disse:

      Boa tarde Fernando,
      Antes de chegarmos a conclusão precipitadas se os medicamentos alteraram ou não o seu biotipo, aconselho a buscar orientação profissional para realização de exames precisos. Mesmo se tirarmos com base nas informações que você nos passou anteriormente, pode parecer um histórico normal de um garoto de 12 anos até os 16, é uma fase de amadurecimento, ganho de massa, ganho de massa óssea, alteração na produção de hormônios como a testosterona, em fim, existe uma série de fatores que podem ter influenciado no que você é hoje. A melhor solução Fernando é conversar com seus pais e buscar orientação profissional, desta forma você poderá além de descobrir qual é o seu biótipo, ser melhor instruído para a pratica de esportes, alimentação e suplementação. Em fim Fernando, até você atingir sua maturidade física, muita coisa pode mudar, depende da sua condução!

      Abraço!

  6. dean fernando disse:

    eu tenho mais uma duvida e quero saber qual e queimado primeiro musculos ou gordura quando passaa fome ppq minha digesta e acelerada as vezes nao tem comida na hora por pouco tempo e na estera apartir de quanto tempo comessa a queimar massa muscular pq to pensando em faze aerobio porem tenho medo de catabolizar os musculos pois tem gente que fala que queima massa muscular outros disem so apartir de um tempo.. e se por acaso fazemdo estera apos comer bastamte afim de o alimento garantir energia e so queimar gordura isto fumciona ou nao

    • Biosuplementos disse:

      Olá Fernando,

      Esta história do que queima primeiro é relativo a sua alimentação. Ambos desempenham funções diferentes no organismo assim como sua composição, desta forma tudo vai depender dos estímulos que você dá ao seu corpo. No caso da gordura, por ter função de se converter em energia em situações de baixa ingestão de calorias, para reduzi-la no organismo a dica é aumentar o seu consumo se alimentando e fazendo exercícios que aceleram o seu metabolismo e consumir menor quantidade de alimentos calóricos, não se deve excluir totalmente alimentos calóricos, pois você precisa desta energia para otimizar o ganho de massa magra. Por outro lado o músculo tem a função de movimentar o corpo, para ganhar massa você precisa fazer exercícios com altas cargas de peso que provocarão microfissuras nas fibras, para a reestruturação destas fissuras, você precisa ter uma dieta rica em proteínas, porém o carboidrato é um catalizador na absorção da proteína e aminoácidos pelo organismo. A conclusão que temos aqui Fernando é que você precisa ingerir menos alimentos calóricos e mais proteicos, fuja das gorduras. Sobre o treino, evite fazer treino de perna nos mesmos dias de treino de corrida, e de preferencias a treinos entre 45min. a 1h20, pois a partir dai, se o seu corpo não tiver mais da onde tirar energia você começará a catabolizar.

      Não descarte a hipótese de se procurar profissionais relacionados a nutrição e esportes, com certeza você terá um maior aproveitamento com o auxílio destes profissionais.

  7. Cláudio disse:

    E ai Leandro, tudo bem?
    De acordo com as descrições, me identifico como endomorfo.
    Perdi 24kg em 7 meses, saindo de 117 para 93. Meu objetivo é ficar na casa de 85 a 90. Hj faço musculação, jiu-jitsu e corrida, mas comecei com caminhadas e mudei minha alimentação. O resultado aparece.
    Não estou no Brasil, mas qdo retornar, irei até um profissional , pois quero “crescer” um pouco e definir.
    No mais, muito treino.
    No pain, no gain!
    Abraço!

    • Biosuplementos disse:

      Tudo bem Cláudio, e por ai?

      Muito bacana você compartilhar seus resultados, o pessoal sempre pergunta o que fazer para ganhar músculo, o que fazer para perder peso, mas uma coisa que acabamos não comentando é um detalhe importante, ter perseverança, dedicação e acreditar que você consegue atingir seus objetivos. E pelo que estou vendo, mais do que fazer os exercícios certos ou ter a alimentação certa, é mudar o seu estilo de vida, trocar hábitos ruins por bons e lutar para os resultados aparecerem.

      Parabéns pelas suas conquistas Cláudio, e rumo aos 85! hehe
      Abraço.

  8. zan disse:

    hola! de antemano una deisculpa por la escritura,yo uso el traductor de gooogle porque hablo español

    el set consiste en 15 barras con brazos abierto-15 barras de bicep 15 levantamientos sobre la barra,15barras con los puños pegados al centro 15 segundos de quedar tensado en con los brazos abiertos y de final hacer el maximo de barras que uno pueda ,
    yo caliento como 3-5 min y hago 10 repeticiones de cada ejercicio en no mas de 10 a 15 minnutos mi problema es que al finallizar el primer set todos mis antebrazos estan que explotan y resta movilidad y me da miedo que me de un desgarre o algo pero dejo descansar varios minutos y hago otro set,y ya el tersero no lo puedo hacer por lo antes comentado y me frustro un poco porque se que tengo energia para seguir

    esta es mi entrenamiento desde hace 1 mes http://www.youtube.com/watch?v=5n3mbzcRHj8

    QUE ME ES RECOMENDABLE?

    como dato tengo 21 años mido 170 peso 66 antes de mis 15 años era un poco gordo hasta que empece con el ejercicio, soy mesomorfo tengo poca grasa de la cintura hacia arriba y mas grasa acomulada en las piernas (porque de niño jugue muchos videojuegos) entreno dos dias seguidos de 1 de descanso enfocandome cada dia en la zona media,no voy al gym y evito correr distancias largas por miedo a consumir el musculo tambien consumo 120 gramos de proteina

    es correcto mi entrenamiento para quedar como overem

    saludos y suerte a todos

  9. zan disse:

    Olá! antemão um deisculpa para escrever, eu uso o tradutor, porque eu falo espanhol gooogle

    O conjunto é composto de 15 bares com braços abertos bíceps-15 bares na barra de 15 elevadores, 15barras punhos colados ao centro de 15 segundos de ser tensionada com os braços abertos e fazer as barras finais máximo que se pode,
    Eu quente como 3-5 min e fazer 10 repetições de cada exercício, em não mais do que 10-15 minnutos meu problema é que quando o primeiro conjunto finallizar todos os meus antebraços e subtração estão explorando a mobilidade e eu estou com medo de uma lágrima ou alguma coisa, mas deixe descansar alguns minutos e fazer um outro conjunto, e desde o tersero eu não posso fazer isso antes e eu disse um pouco frustrado, porque eu sei que eu tenho poder para continuar

    este é o meu treinamento desde 1 mês http://www.youtube.com/watch?v=5n3mbzcRHj8

    RECOMENDA-SE QUE ME?

    Eu tenho 21 anos como dados Mido 170 peso 66 antes do meu 15 era um pouco de gordura, até que comecei a exercer, tenho little’m cintura mesomorfo gordura se acomulada mais gordura nas pernas (porque como uma criança eu joguei muitos jogos de vídeo) Eu treino dois dias, seguido por um dia de descanso a cada foco no meio, não indo para a academia e evitar correr longas distâncias, por medo do músculo também consomem 120 gramas de consumo de proteína

    minha formação é direito de ser tão overem

    cumprimentos e boa sorte

    • Biosuplementos disse:

      Hola Zan, ¿de acuerdo?
      Este entrenamiento es muy exigente, sería interesante hacerlo un día a la semana o cada 15 días, si no su cuerpo comienza a catabolizar.
      Busque ejercicios “Bulk”, pero siempre varía la forma de entrenamiento para los músculos no se acostumbra. Evite entrenamientos muy largos, trate de permanecer en el gimnasio durante 45min. a las 1h e 15min.

      Como suplemento, el uso allá de Whey Protein, la hipercalórica (http://www.biosuplementos.com/index.php/hipercaloricos.html ) y la creatina ( http://www.biosuplementos.com/index.php/creatina.html )

      Abrazo y buen entrenamiento (lo siento por la escritura, pero también uso el traductor de Google).

      —————————–

      Olá Zan, tudo bem?
      Este treino é muito puxado, seria interessante faze-lo 1 vez por semana ou a cada 15 dias se não o seu corpo começa a catabolizar.
      Procure por treinos de “Bulk” mas sempre varie a forma de treinamento para seus musculos não acostumarem. Evite treinos muito prolongados, procure ficar na academia de 45 min. a 1h15.

      Como suplemento, utilize além do Whey Protein, o Hipercalórico e a creatina http://www.biosuplementos.com/index.php/hipercaloricos.html

      Abraço e bom treino

  10. maxwell disse:

    opa eu aqui de novo
    rsrsrs eu dizia que era fraco e tal por ser ectomorfo
    mas vi que ser ectomorfo é uma benção

    o ruim é que eu podia ser um grande ectomorfo se meus pais tivessem conhecimento pra criar um filho.

    eu tenho e espero que meu filho seja ectomorfo
    apesar que eu gosto de endomorfas… sahashush

    meu filho vai ser um poderoso ectomorfo!!!

  11. vania cristina disse:

    Fiquei com duvidas qto ao meu biotipo. Sempre fui muito magra da adolescencia, hj tenho 41 anos, tenho 57 kg e 1,57 só adquiridos depois de fazer musculação. Tive dificuldade de chagar aos 50 kg antes disso. Vejo que treino mas o ganho de massa é pouco e a sensação é que não saio do mesmo corpo, as mudanças são muito sutis. Faço dieta com nutricionista , tomo suplementos tipo whey, albumina, bcaa, mas mesmo assim n consigo ver meus musculos crescerem e tenho aquela terrível gordurinha abdominal que mesmo praticando corrida e spinning, 1 vez por semana além da serie de musculação que fica entre 10 e 12 repetições, series axbxcxd , não fico feliz com os poucos resultados. Pode me ajudar a melhorar isso?
    Obrigada.

    • Biosuplementos disse:

      Vania, tudo bem?
      Antes de mais nada é muito importante ter o acompanhamento de um profissional. Vale a pena você fazer uma avaliação de taxa hormonal e até mesmo cogitar fazer a famosa reposição hormonal. O que acontece é que cada pessoa tem uma capacidade de assimilação das proteínas e converte-la em recuperação muscular prevenindo seu catabolismo e conseguindo a hipertrofia.

      Porém pelo que você está dizendo vc vive uma guerra entre ganhar massa e perder a barriga. Por vc ser Ectomórfica, aconselho a vc escolher ou um ou outro objetivo. Perder barriga e ganhar Massa Muscular para o ectomórfico são objetivos opostos. Aconselho a você fazer um treino de “BULK” (Dieta + Treino + Suplementação voltado apenas a ganho de massa) para posteriomente entrar em fase de “CUT” ( Dieta + Treino + Suplementação voltado a definição). Em fim Vania, de qualquer forma são só dicas, aconselhamos a procurar uma orientação profissional adequada.

      Boa sorte!

  12. [...] Os hipercalóricos são especialmente indicados para as pessoas chamadas de Ectomorfos, ou seja, os magros que têm dificuldade para ganhar peso. Além disso, também são úteis pela sua praticidade, especialmente para quem tem uma vida atribulada e dificuldade para fazer uma refeição adequada em alguns momentos do dia. A ideia desses biotipos é uma generalização, mas auxilia em alguns momentos. Imagem da Biosuplementos Magazine. [...]

  13. Giovanna disse:

    olá,
    andei pesquisando sobre os biotipos, mas mesmo assim não consegui identificar o meu, se sou endo ou meso.
    Hoje em dia tenho 1,58 e peso 73 kg…
    Sempre tive uma massa muscular grande.

  14. rennan disse:

    SO ECTOMORFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  15. Thiago disse:

    Os endomorfos só se fodem, pq tanto azar pra gente hein?
    Sou da turma dos gordinhos que tentam pelo menos perder peso.

  16. henrique dias disse:

    olá,quero uma resposta clara e direta pois estou a um tempasso tentando descobrir meo biotipo e nao consigo …. o problema É QUE ME ENQUADRO com todos .. bom , eu comecei a academia (musculaçao) tinha 16 anos 70 kg sendo 11 kg de gordura com 1.76 m entao eu intercalava 1 a 2 messes de academia com 1 a 2 messes sem praticar musculaçao ,nesse meio tempo eu comia loucamente e cheguei a pessar 91 kg com + ou -27 kg de gordura ;esse pesso eu ganhei em 4 messes (21 kg eu ganhei ) depois eu consegui perde 10 kg em 6 messes sem fazer muito esforço e hoje estou com 81 kg com 15 kg de gordura com 17 anos e 1.76 m ;tudo isso aconteceu em 1 ano e 1 mes, nesse meio tempo 1 ano e 1 mes sendo 8 messe de academia intercalado com 5 messes sem academia e eu ganhei 7 kg de musculos ;nao importa se eu como besteras eu consigo emagrecer ou ganhar massa muscular no mesmo ritimo que se eu faço uma dieta e consigo emagrecer e ganhar musculos ao mesmo tempo ; para eu perder peso basta comer menos e para ganhar comer mais ,nao importa oq eu como e para ganhar musculos basta eu levantar pesso ,eu ganho musculos tamto quando engordo quanto QUANDO emagresso porem eu acho pouco apenas 7 kg de musculos em 8 messes de academia, obs:se estou errado ,se 7 kg nao é realmente pouco me corrija pois nao sei ao certo qunto e em quanto tempo uma pessoa ganha musculos .Nao pressisso fazer aerobio pra emagrecer eu consigo so com anaerobio basta reduzir o volume de comida e as calorias; julgando pelo que vc leu qual biotipo vc acha q mais se enquadra comigo ?

    • Biosuplementos disse:

      Boa tarde Henrique, Pelo que você descreveu existe duas possibilidades, Você pode ser um meso-endomorfo (ganha facilmente massa muscular porém tem dificuldades em definir a musculatura mas não chega a ficar obeso com facilidade) ou você é um endo-mesomorfo (ganha facilmente gordura ou sobrepeso porém tem uma certa facilidade de ganhar massa muscular). Quanto a ganhar 7kg em 8 meses, pela idade que você tem está ok. A partir de 18-20 anos que você começa a ter mais hormônios propícios ao ganho de massa magra.

      Espero ter ajudado Henrique. Abraço!

  17. Vinicius disse:

    Li varios outros artigos e ainda estou em duvida entre mesomorfo e endomorfo pois eu tenho 19 anos e mina altura e 1,87 e peso 98 pois eu sou largo e tenho pernas grossas e compridas e tenho ombro largo….. ainda tenho duvidas…

    • Biosuplementos disse:

      Se você tem facilidade de acumular gordura provavelmente você é mais propício a ser um endo-mesomorfo (endomorfo com características de mesomorfo) ou pode ser que você ganhe massa muscular facilmente mas tem dificuldade em adquirir definição muscular, neste caso seria um meso-endomorfo (mesomorfo com características de endomorfo).

      Espero ter ajudado. Abraço!

  18. henrique dias disse:

    obrigado vc esclareceu…sou um meso endomorfo (dificuldade de obter definiçao ) …eu tenho mais uma pergunta …acontece que uma conhecida minha toma corticoide e ela é gorda quero saber se coissas como corticoide (cortisol sintetico) faz a pesoa apresentar caracteristicas de qual biotipo …acho q endomorfo nao é pq pelo q sei os endo tem bastante musculo e o cortisol engorada mas cataboliza …sendo assim aque biotipo minha amiga apresenta caracteristicas ?

  19. daniel de souza disse:

    ola li seus artigos e me encaixei no biotipo ectomorfo mas diz la q esse biotipo nao tem muita gordura…e eu tenho 1,75 cm e tenho 73kg e acho q tenho pouca massa moscular e muita gordura…qual excercicio vc me aconcelha a fazer com mais intensidade?

    • Biosuplementos disse:

      Todo ectomorfo pode acumular gordura a partir de uma certa idade. Mas se você for novo entre 12 a 17 anos, pode ser que você seja um ectoendomorfo. Pouca massa muscular com acumulo de gordura. Se você for mais velho, pode ser um ectomorfo mas que tem uma dieta rica em carboidrato e gorduras. Neste caso, foque em exercícios de força e hipertrofica muscular. Mas alie seu treino a uma boa dieta e suplementação. Faça cardio poucas vezes na semana, apenas para aumentar a oxigenação do organismo.

  20. Victhor disse:

    bem estou com um dúvida, tipo eu já estou no meu segundo mês de academia, tenho 1,87 de tamanho e meu peso é 87 certo, as vezes sobe um pouco mas com treino volta, e comecei com 31cm nos dois braços e vi que eu cresci muito não só nos braços mas no peitoral e costas tbm mas só minha definição que é mais complicada define mas não tanto, eu cresço mais e defino aos poucos e meus ombros são largos e ficaram ainda mais, não são totalmente retos só quando fico em uma postura normal, não sei qual é o meu biotipo muitos dizem ser mesomorfo ou ectomorfo, mas eu nunca fui magrelo na infância e nem gordão, tenho 16 anos hoje caso pergunte a idade, gostaria de saber qual é o o meu biotipo, aguardo respostas e obrigado

    • Biosuplementos disse:

      Dificil saber apenas por uma breve descrição. Vc também pode ter uma mistura de biotipos, se tem facilidade em ganhar massa mas dificuldade em definir musculos pode ser que você seja um meso’endomorfo (pensando que você mais ganha massa do que acumula gordura). E pela idade, não espere ter grandes ganhos de massa, a partir dos 18 ou 20 anos que começamos a produzir hormonios para ganhar com mais facilidade musculatura. Vai com calma e paciencia que o resultado aparece e procure um auxilio de um bom nutricionista ou uma orientação médica especializada.

  21. wesley disse:

    Hola,tenho 19 anos e peso 65 kilos altura 179,tenho bracos fortes uns 33 cm,ja cheguei quando tava malhando fui medir deu 35 cm,panturrilha 35 cm,cochas 53,torax 95 por ae ou mais,cintura 78,antebraco 27cm,pulso 17 cm e ombros 116 de largura,qual meu biotipo?ganho e perco peso mt facil.

    • Biosuplementos disse:

      Ganhar e perder peso é muito relativo. Se no caso de ganhar peso estiver relacionado ao ganho de massa muscular, pode ser que vc seja um mesomorfo. Porém se você ganha muita gordura, pode ser um endomórfico. Mas pelo seu peso e idade, pode ser que vc seja um ecto-mesomorfo.

      Abs!

  22. Endo zen disse:

    Eu tenho 13 anos
    Meu psicológico é endomorfo igualzinha
    Ocara q ta sempre feliz e descontraído e mt social
    Tenho 1.75
    57kg
    Antes era gordinho
    Com 11 tinha
    1.60
    55kg heim
    Eu tenho bastante força mas n tenho definição n

Deixe uma resposta